Mulheres são maioria no Serviço de Hemodinâmica do HEAA

O Hospital escola Álvaro Alvim-HEAA, está participando ativamente do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, lançado em fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal de Campos, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O SOS Coração se tornou um serviço relevante em salvar vidas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que é disponibilizado em poucas capitais do país. Na retaguarda dos cardiologistas intervencionistas que realizam atendimento emergencial 24h no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) existe a equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, auxiliares administrativos, secretárias e auxiliares de serviços gerais do setor de hemodinâmica. O que chama a atenção é que a totalidade desses cargos é formada por mulheres. Além dos dois médicos que atuam no setor.

A enfermeira chefe da cardiologia do HEAA, com especialidade em hemodinâmica no Instituto Albert Einstein e pós-graduada no Hospital Pró-Cardíaco, Josiane Mota Leite Netto, 42 anos, compartilhou da mesma opinião.

“O SOS foi um projeto que deu certo e que nos deixa satisfeitos e sempre de prontidão. Quando a equipe é acionada pelo médico para atender algum paciente que sofreu IAM, a preparação da sala para receber a vítima é imediata. É preciso correr contra o tempo”, disse a enfermeira, que também não tem uma explicação para trabalhar com tantas mulheres. “Nada contra os homens, mas acredito que somos mais sensíveis”, acrescentou ela, que atua há 14 anos no Álvaro Alvim.

Dra. Linelly Morellato, diretora técnica do HEAA, afirmou que tem muito orgulho em fazer parte da direção de um hospital que valoriza tanto a vida, os pacientes, os funcionários e as mulheres. “Sou muito honrada em ser a primeira diretora mulher do HEAA. Sou muito grata ao presidente da FBPN, Dr. Geraldo Venâncio por depositar confiança no meu trabalho”.

Atendimento SOS Coração

Aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deverá buscar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra, Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis. Havendo necessidade, o paciente será transferido para o Hospital Escola Álvaro Alvim ou para a Santa Casa de Misericórdia para os devidos procedimentos e tratamentos.

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Noticias Recentes