O Hospital Escola Álvaro Alvim, em Campos, divulgou nesta quinta-feira (6) um alerta sobre o aumento de golpes envolvendo familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a instituição, criminosos têm entrado em contato por telefone ou mensagens, solicitando pagamentos para supostos exames, procedimentos ou liberações imediatas.
Em nota, o hospital informou que não realiza cobranças por telefone, mensagens ou aplicativos, e que qualquer pagamento é feito apenas mediante emissão de documento oficial e orientação presencial. A administração orienta que qualquer pedido de transferência bancária seja considerado tentativa de golpe.
O comunicado também pede que os familiares não realizem pagamentos, nem forneçam dados pessoais ou bancários. Caso recebam uma ligação suspeita, devem anotar o número e informar imediatamente à equipe da UTI ou à administração do hospital.
A instituição recomenda ainda que, se necessário, seja registrado boletim de ocorrência e que toda informação seja confirmada diretamente com a equipe responsável pelo paciente.
Publicado no jornal Folha da Manhã em 06/11/2025

