O Hospital Escola Álvaro Alvim promoveu uma ação pela Campanha Outubro Rosa na CDL Campos, a convite da Fundação CDL. A palestra “Prevenção ao câncer de mama” foi ministrada por Aline Ribeiro R. Martins, enfermeira responsável técnica da UNACOM HEAA e Larissa Mothé, enfermeira do setor de Radioterapia do HEAA.
Em suas falas, as palestrantes destacaram como a detecção precoce pode fazer toda a diferença para minimizar os efeitos causados pela doença.
Cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama devem ocorrem no país por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre os recursos aliados para a detecção precoce do câncer de mama, está a mamografia – exame que gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais iniciais da doença. O exame, geralmente, é indicado para mulheres a partir dos 40 anos, independente da presença de sintomas.
Quando se detecta alterações pré-malignas e tumores mamários muito pequenos, o que é possível a partir da mamografia, as chances de cura do câncer de mama são de aproximadamente 90%, se tratados precocemente, demonstra estudos da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
O HEAA é referência regional em tratamentos oncológicos, seja pela oncologia ou pela radioterapia.



								