Outubro Rosa

De todas as campanhas de cores ao longo do ano, o Outubro Rosa se destaca, por tratar-se do mês de conscientização do câncer de mama, doença que afeta e mata milhares de mulheres todos os anos ao redor do mundo.

Um dos objetivos principais é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres com idade igual ou superior a 40 anos devem realizar mamografia anual de rotina. Dessa forma, o câncer de mama pode ser diagnosticado em fase inicial, antes mesmo que tornar-se uma lesão palpável que gere sinal ou sintoma para a paciente. E descobrindo-se a doença precocemente, aumentam-se as possibilidades de realização de tratamento mais conservador (evitando-se a retirada total da mama, por exemplo) e aumentando drasticamente as chances de cura.

Estima-se que cerca de 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados através de hábitos de vida saudáveis, como: atividade física regular, dieta rica em fibras e pobre em açúcar e gordura, evitar-se ingesta excessiva de bebidas alcoólicas e manter-se dentro do peso ideal.

Cuide da sua saúde!
Não deixe de realizar mamografia anual e adote um estilo de vida saudável!

Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Campos
Mastologista pela UFRJ
Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia
Professora do Serviço de Ginecologia-Mastologia do HEAA

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print