MAMOGRAFIAS GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO

CONVÊNIO do HEAA com o SICOOB DISPONIBILIZARÁ MAMOGRAFIAS GRATUITAS PARA A POPULAÇÃO.

Foi lançada nesta quinta-feira (16), no Hospital Escola Álvaro Alvim, a Campanha Prevenir – Câncer de Mama, numa parceria com a Cooperativa SICOOB SUL. O objetivo é oferecer gratuitamente 300 exames de mamografia para a população somente no HEAA. Outras cidades como Itaperuna, Macaé e Cachoeiro de Itapemirim, também foram contemplados, totalizando 1500 exames. As inscrições das pessoas interessadas deverão ser feitas diretamente pelo site: prevenir.siccobes.com.br, até o dia 12 de outubro de 2021.

O Hospital Escola Álvaro Alvim é referência em Campos e região em oncologia e está preparado para dar todo o suporte necessário para que as pacientes sejam atendidas da melhor maneira possível. “Dependendo do resultado das mamografias, o convênio ainda disponibilizará exames complementares como de Ultrassom e consultas com médicos mastologistas,” informou o Administrador do HEAA, Flavio Persilva Hoelzle.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Para a Mastologista do HEAA, Dra Laura Ramos Silva Ferzoli, o câncer de mama deve ser prioridade de serviço público de saúde, pois através do diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento com equipes interdisciplinares, é possível controlar a doença e proporcionar um melhor desfecho para cada paciente. “É importante que toda a sociedade se envolva com essa causa. A ideia é chamar a atenção para doença, que é grave e que acomete muitas mulheres, com grau de letalidade muito alto e é preciso mudar esse cenário,” afirmou a mastologista.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres), segundo fonte do Instituto Nacional do Câncer.

Segundo o Diretor de Negócios da Cooperativa SICOOB SUL, Carlos Henrique Bispo Santos, o Projeto Prevenir vem acontecendo há 12 anos, tendo iniciado em Cachoeiro de Itapemirim e que está chegando neste ano ao total de três cidades aqui da região. “A essência da cooperativa é contribuir socialmente nas regiões em que atua. E essa é uma forma da cooperativa contribuir com a detecção e prevenção de uma doença que ceifa muitas vidas, sendo uma forma de devolver nosso resultado para um fim social de suma importância. Esperamos que a cada ano possamos ampliar o número de atendidos pelo programa,” enfatizou o Diretor da Cooperativa.

Ação pela campanha Outubro Rosa.

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print